Como já informei em posts anteriores, estamos finalizando uma nova proposta curricular para o Município de Sobral, no semi-árido do Estado do Ceará, a rede de ensino público municipal que apresenta os melhores resultados no Brasil.
Para produzir um documento com a importância e competência que uma rede com excelentes resultados como a de Sobral requer, precisamos estudar em profundidade uma variedade de documentos curriculares de países desenvolvidos E COM BOM desempenho no Pisa. A intenção era otimizar a enorme energia investida nos alunos sobralenses por meio de objetivos pedagógicos bem mais ambiciosos.
Esse estudo nos deu a oportunidade de descobrir padrões de caraterísticas comuns a todos os países estudados, que apareciam de forma implícita ou explícita. Tudo o que conseguimos identificar para a disciplina de Língua portuguesa trouxemos para o documento de Sobral de forma explícita e detalhada. Esse cuidado, em si, já é uma importante quebra de paradigma para o ambiente de produção curricular brasileiro.
Hoje eu trago um deles: apresentar habilidade de interação cordial e respeitosa dentro do eixo de ORALIDADE.
Antes de seguir, gostaria de explicar um outro passo importante que demos intencionalmente na produção do currículo de Sobral: definir de maneira bem clara as “responsabilidades” de cada etapa de ensino. Assim, a pré escola deve “introduzir o aluno lógica escolar acadêmica”, ou seja, mostrar ao aluno que a escola é um lugar diferente da casa dele, no qual há regras, que essas regras valem para todos, que existem justamente para o bem de todos, que há uma nova autoridade e que ela se comporta de maneira diferente dos adultos de sua família. Além disso, mesmo, que com brincadeiras, há uma intenção de ensinar “coisas” neste novo lugar cheio de amiguinhos. Ou seja, o aluno precisa compreender, com muito respeito e acolhimento das suas características individuais, que a escola não é a sua casa e que ali o seu comportamento talvez tenha que passar por algumas mudanças.
Assim, para a ORALIDADE, decidimos que até o meio do ensino fundamental I os alunos já deveriam dominar a competência/expectativa “Respeitar as regras de cortesia e de interação”, que no 3º ano é descrita da seguinte forma:
Respeitar as regras de cortesia, combinadas pelo grupo, nas diversas situações de interação,
a) ouvindo sem interromper; i) reagindo de forma pacífica diante de conflitos; |
Eu sei, eu sei, muitos adultos não dominam essas habilidades, mas é justamente isso que queremos mudar, certo?
Uma outra expectativa que inserimos no currículo de Sobral foi “Realizar apresentações orais”, que descrevemos conforme abaixo que mostra o para essa expectativa finalizado no 9º ano:
Realizar apresentações orais planejadas e/ou ensaiadas previamente,
a) desenvolvendo eloquência; b) utilizando diferentes tipos de recursos, quando necessário; c) assegurando introdução, desenvolvimento e breve conclusão, no caso de explanação de trabalhos; d) expondo, detalhadamente, os temas abordados em uma sequência lógica; e) adequando a linguagem ao contexto; f) integrando o espectador à apresentação; g) apresentando, quando necessário, seu posicionamento diante da opinião de outros, de forma respeitosa; h) sintetizando os pontos abordados. |
Eu sei, eu sei, muitos adultos que a gente conhece também não conseguem fazer apresentações dessa maneira, certo?
Para vocês, queridos leitores, perceberem como é importante ter um currículo AMBICIOSO, COERENTE, CLARO E COM PROGRESSÃO!
Todas as escolas do Brasil podem seguir esse tipo de coisa. Quem quiser ter acesso ao currículo em sua versão preliminar é só escrever para mim em ilona@exequi.com
Obrigada!